A Lua tem 4,36 mil milhões de anos, menos 200 milhões do que os cientistas pensavam, concluiu uma análise de rocha lunar que será divulgada na quinta-feira na edição impressa da revista científica Nature.
O cálculo resulta de uma nova datação de isótopos de chumbo e de neodímio encontrados numa amostra de anortosito, a mais antiga rocha da crosta lunar.
"A idade extraordinariamente jovem desta amostra significa que a Lua solidificou-se significativamente mais tarde do que até agora se pensava ou que devemos rever completamente a nossa compreensão da história geológica da Lua", salientou, citado pela agência noticiosa francesa AFP, Richard Carlson, do Instituto Carnegie para a Ciência, em Washington.
De acordo com os cientistas, se a datação da amostra lunar estiver correta, tal significa que as crostas terrestre e lunar mais antigas formaram-se aproximadamente ao mesmo tempo, pouco depois de um impacto gigante.
Uma das principais teorias da formação da Lua defende que esta foi gerada na sequência de um impacto de um objeto do tamanho de um pequeno planeta contra a Terra.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário