As monumentais esculturas do Monte Nemrut, classificadas pela UNESCO, vão ser trasladadas para um museu devido à crescente erosão a que são submetidas pelas condições climáticas e pelas milhares de visitas turísticas.
O ministro da Cultura e do Turismo, Ertugrul Günay, explicou à cadeira de televisão turca NTV que, após ter estudado várias soluções, decidiu que a mais prática para a conservação deste monumento era trasladar as esculturas para um museu e colocar cópias na montanha, embora existam especialistas que se opõem a esta trasladação.
De acordo com a cadeia de televisão, os restos arqueológicos, datados do século I antes de Cristo, foram descobertos durante escavações realizadas em 1881 por Charles Sester e estão actualmente em risco.
As esculturas talhadas na rocha, que exibem as cabeças de Antíoco e de vários deuses com formas de animais, têm sofrido vários estragos ao longo do tempo devido às condições climáticas e aos milhares de visitantes que recebem anualmente por serem um símbolo turístico na Turquia.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário