quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cargueiro espacial russo não alcança órbita e despenha-se na Sibéria


Este é o primeiro incidente com uma nave Progresso a caminho da estação espacial

Um cargueiro espacial russo, que levava mantimentos e equipamento para os seis astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, não conseguiu alcançar a órbita e incendiou-se na atmosfera. Acabou por despenhar-se na Sibéria, informou a agência de notícias russa Interfax.

“O cargueiro Progresso, que não alcançou órbita, caiu no território da república de Altai [Rússia]”, disse um agente da autoridade local, citado pela Interfax. Antes, uma fonte da indústria espacial tinha referido “uma situação emergência” logo a seguir ao lançamento do cargueiro a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão. 

Quando o foguetão já levava 325 segundos de voo, um comando automático desligou os motores, devido a uma avaria nos motores, disse ao site Space.com Mike Suffredini, gestor do programa da Estação Espacial na NASA. 

O cargueiro russo Progresso levava três toneladas de mantimentos e equipamento para os astronautas a bordo, de nacionalidade russa, norte-americana e japonesa.

Com a reforma do vaivém espacial dos Estados Unidos, a estação fica dependente de cargueiros robóticos para manter o fornecimento de bens e equipamento à tripulação. Porém, uma vez que os astronautas ainda têm alimentos a bordo suficientes para um ano, a preocupação mais premente é o estado do foguetão que lança as cápsulas Progresso, o Soiuz-U. 

E até que a causa para a falha seja apurada, é pouco provável que o próximo astronauta a voar para a estação, desta vez numa cápsula Soiuz, previsto para 22 de Setembro, seja autorizado a fazê-lo.

Esta foi a primeira anomalia das cápsulas Progresso na história do programa da estação espacial. Porém, esta é a segunda falha de um foguetão russo numa semana. A 18 de Agosto, um veículo Próton colocou um satélite de telecomunicações na órbita errada. 

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário