domingo, 21 de agosto de 2011

Satélite russo perdeu-se no Espaço


Desconhece-se o paradeiro do Ekspress-AM4. Tecnologia era das mais potentes e modernas

O novo satélite de comunicações «Ekspress-AM4», lançado na madrugada de hoje do Cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão, não atingiu a órbita programada, segundo anunciaram agências russas.“Depois da quarta ligação do bloco de lançamento, o bloco orbital deixou de enviar informação de telemetria”, noticiou a ITAR-TASS, acrescentando que se desconhece o paradeiro do satélite.

Segundo uma fonte citada pela Interfax, os especialistas ainda esperam que apenas se tenha tratado de uma avaria no transmissor de informação de telemetria e que o voo do satélite esteja a decorrer normalmente.

Caso se venha a confirmar a perda do satélite, tratar-se-á de um sério revês neste campo, pois o «Ekspress-AM4» era o satélite russo mais potente e mais moderno. “Quanto aos seus parâmetros no campo das telecomunicações, trata-se de um êxito não só para a Rússia, mas também para todo o mundo”, declarou, no momento da partida, Igor Schegolev, ministro das Comunicações da Rússia.

Segundo Schegolev, o satélite devia garantir um amplo leque de serviços no campo das telecomunicações, nomeadamente “a transmissão de programas televisivos digitais para o Extremo Oriente da Rússia e Internet via satélite”.

Foi também anunciado que Moscovo pretende, este ano, lançar cinco ou seis satélites do sistema GLONASS, concorrente do GPS norte-americano. Em Dezembro do ano passado, a queda de três destes, no Oceano Pacífico, levou à demissão dos dirigentes da Agência Espacial da Rússia.


Sem comentários:

Enviar um comentário