terça-feira, 30 de agosto de 2011

As conspirações da vida real

Forças ocultas, CIA nos bastidores, populações envenenadas: tudo isso aconteceu de verdade! Conheça conspirações que foram da teoria para a prática.


Rudolf von Gertsdorff

HITLER ESCAPOU POR DOIS MINUTOS 
ONDE E QUANDO - Alemanha, 1943.
CONSPIRADORES - Militares alemães.
OBJETIVO - Assassinar Adolf Hitler e negociar o fim da 2ª Guerra.



Entre 1942 e 1945, o Führer foi alvo de 29 atentados. Ou melhor: 30. Houve um complô com ares de lenda só confirmado recentemente. Em 1943, com a guerra indefinida, gente do alto comando alemão já tentava matar Adolf Hitler. 

A oportunidade surgiu com uma visita do líder a um armazém de armas - seu guia seria um coronel conspirador. 

No dia marcado, Rudolf von Gertsdorff escondeu nos bolsos dois explosivos, e, assim que o líder alemão entrou no prédio, acionou-os para detonar em 10 minutos. Na hora certa, ele iria se atirar sobre Hitler em um ataque suicida. 

O führer começou a visita andando tranquilamente, mas, após 3 minutos, ficou agitado e apertou o passo. 

Passaram mais 5 minutos e Hitler foi embora às pressas, sem explicações. O conspirador só teve tempo de correr ao w.c., desativar as bombas e atira-las para a sanita. 

"Dizia-se que Hitler tinha um sexto sentido para o perigo", afirma Roger Moorhouse, autor de Quero Matar Hitler. Adolf acabaria cometendo suicídio num bunker nos arredores de Berlim, em 1945.



Salvador Allende 

CIA DEPÔS PRESIDENTE DO CHILE 
ONDE E QUANDO - Chile, 1973. CONSPIRADORES - Agentes da CIA.
OBJETIVO - Derrubar o governo do presidente Salvador Allende.



Neste caso, valem todos os clichês das teorias das conspirações. A CIA manipulou a opinião pública, deu dinheiro e suporte militar a grupos contrários ao presidente eleito e ajudou a arquitectar um ataque militar directo contra o presidente de um país estrangeiro. 

O resultado foi a deposição e morte do polémico e impopular presidente do Chile, Salvador Allende, e sua substituição pelo ditador Augusto Pinochet, que ficou no poder até 1990. 

A princípio, a CIA seguiu a fórmula de sucesso que aplicava em outros países desde os anos 50: os espiões forneciam dinheiro, armas e treino a grupos oposicionistas alinhados com os EUA. Se desse errado, Washington negava. 

Mas, a partir da eleição de Allende, em 1970, a situação mudou. Sentindo que o governo socialista havia dividido o país radicalmente, o presidente Nixon deu ao chefe da CIA, Richard Helms, uma ordem clara: "Façam a economia gritar". 

A CIA mandou pelo menos 30 agentes para orientar os oficiais liderados pelo general Pinochet - que se reuniu pessoalmente com americanos. 

O comandante do Exército chileno, René Schneider, avesso a golpes, foi assassinado pelos militares golpistas. Cercado por militares no palácio presidencial, Allende cometeu suicídio - um ataque final supervisionado pelo secretário de estado dos EUA Henry Kissinger.



D. Pedro 1º 

D. PEDRO 1º EM CHAMAS
ONDE E QUANDO - Brasil, 1824.
CONSPIRADORES - Políticos liberais.
OBJETIVO - Assassinar dom Pedro 1º.



Em novembro de 1823, o primeiro monarca do Brasil perdeu a paciência com a Assembleia Constituinte e resolveu fazer na força sua própria Constituição. 

Aprovou sozinho o texto e, na noite do mesmo dia, foi com a família ao Real Teatro de São João. Ele não sabia, mas políticos liberais e republicanos não queriam que ele deixasse o local com vida. 

O plano lembra o filme Bastardos Inglórios: tocar fogo nas poltronas e aproveitar o caos para balear o imperador. 

A primeira parte deu certo - o princípio de incêndio realmente provocou o caos. Acontece que a família imperial foi rapidamente retirada e ninguém foi ferido. 

O atentado só veio a público depois da volta de Pedro para Portugal, em 1831. Enquanto liderou o país, o rei optou por abafar o caso e não procurar por culpados. 



Osho 

SALMONELA NAS ELEIÇÕES 
ONDE E QUANDO - EUA, 1984.
CONSPIRADORES - Seguidores de Osho.
OBJETIVO - Impedir eleitores de votar.



Num único dia, 10 restaurantes da cidadezinha americana de Dalles, em Oregon, foram deliberadamente contaminados com salmonela, um tipo de bactéria que ataca o sistema digestivo. 

Foi o maior caso de terrorismo biológico da história americana, liderado por uma facção radical de seguidores do guru espiritual Osho, que tinha uma comuna na região. 

A ideia era impedir o eleitorado de sair do w.c. e chegar às urnas - enquanto isso, o pessoal do Osho compareceria e elegeria seus próprios candidatos. 

Deu certo: 751 degustadores de saladas contaminadas passaram mal, com 45 internações no hospital - ninguém morreu. 

Mas é claro que o caso chamou atenção, a investigação chegou aos culpados e as eleições foram suspensas. 

Dois líderes foram presos e cumpriram 29 meses numa prisão de segurança mínima. Ah, nenhum dos candidatos do grupo foi eleito.



Prescott Bush 

UMA DITADURA FASCISTA NA AMÉRICA 
ONDE E QUANDO - EUA, 1933.
CONSPIRADORES - Empresários, políticos e o avô de George W. Bush.
OBJETIVO - Derrubar o presidente e instalar um regime de direita.



Se você acha que o gosto por golpes de Estado é coisa de sul-americano, preste atenção nesta história. 

Em 1933, um grupo de empresários dos EUA, incluindo os presidentes da GM, da Goodyear, do Chase Bank, da DuPont e da Standard Oil, começaram a se reunir para conspirar contra o presidente Franklin Roosevelt (1881-1945). 

O plano era derrubar o mandatário e transformar a América numa ditadura de orientação fascista. 

O líder da chamada American Liberty League era o senador Prescott Bush (1895-1972), pai de George H. Bush e avô de George W. Bush. 

O plano nunca saiu do nível das conversas porque o general Smedley Butler (1881-1940), convidado para arregimentar um grupo de 500 mil (!) veteranos a fim de atacar a Casa Branca, não só se recusou a participar como ameaçou denunciar o grupo.


Sem comentários:

Enviar um comentário