quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Terramoto nos EUA leva à evacuação do Pentágono


O edifício do Pentágono foi um dos que foram evacuados

Um terramoto de 5,9 graus de magnitude na escala de Richter foi esta tarde sentido em algumas zonas da costa leste americana, incluindo em Washington e Nova Iorque.

O abalo, que durou cerca de cinco segundos, levou à evacuação de alguns edifícios na capital dos EUA, entre os quais o Pentágono e o Capitólio.

Também em Nova Iorque foram evacuados a câmara e os tribunais e foram suspensos os trabalhos de construção no local do World Trade Center.

Em várias cidades, pessoas abandonaram edifícios de escritórios, lojas e casas e saíram para as ruas. 

Não há notícias de vítimas nem de danos significativos em nenhum local, de acordo com a agência Reuters.

Já nos aeroportos de Newark e JFK, as autoridades suspenderam os voos por um curto espaço de tempo, evacuaram as torres de controlo e foi feita uma rápida vistoria às pistas e torres, antes de as operações serem retomadas, o que aconteceu por volta das 20h00, hora de Lisboa.

A circulação de comboios na região foi também alterada, para que o estado de algumas linhas fosse verificado. 

Em alguns sítios houve cortes de ligações de telefone fixo e, devido ao grande número de telefonemas nas horas que se seguiram, a comunicação por telemóvel também sofreu falhas.

Segundo a informação disponibilizada pelo organismo americano responsável pela monitorização de sismos, o epicentro foi a cerca de 60 quilómetros a noroeste da cidade de Richmond e a 135 quilómetros a sudoeste de Washington.

O terramoto sentiu-se entre Virgínia, nos EUA, e Toronto, no Canadá.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário