sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fukushima: fuga de césio-137 igual a '168 Hiroshimas'


A quantidade de césio-137 radioactivo libertada pela central nuclear de Fukushima, na sequência da destruição causada pelos sismo e tsunami de Março deste ano, é equivalente ao que seria emitido se explodissem 168 bombas atómicas iguais à que destruiu Hiroshima durante a II Guerra Mundial.

De acordo com o jornal Tokyo Shimbun, citado pelo Daily Telegraph, um relatório do gabinete do primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, entregue ao comité parlamentar para a promoção da tecnologia e inovação indica que foram libertados em Fukushima 15 mil tera becquereis de césio-137, 168 vezes os 89 tera becquereis libertados pela 'Little Boy', bomba de urânio que os EUA lançaram sobre Hiroshima.

Contudo, os peritos nucleares dos governo nipónico consideram que a bomba de Hiroshima, que matou 140 mil pessoas, e as fusões registadas em reactores de Fukushima, que ainda não causaram mortes na população, não podem ser comparadas. "Uma bomba atómica é desenhada para permitir morte e destruição em massa com ondas explosivas, raios de calor e radiação de neutrões", afirmou um especialista ao jornal de Tóquio.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário