sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bebés romanos mortos, grande infanticídio do passado permanece um mistério


Quanto mais a história se desenrola, mais embaraçada fica. Novas análises lançam dúvidas sobre uma teoria de que 97 crianças foram mortas num bordel romano em Buckinghamshire, condado ao sul da Inglaterra. 

Em 2008, os restos mortais dos bebés foram redescobertos pela cientista Jill Eyers num museu. Eles tinham sido escavados a partir dos restos de uma vila romana luxuosa em Buckinghamshire quase 100 anos antes, e tinham permanecidos escondidos desde então. 

A história chamou a atenção da imprensa mundial no ano passado porque Eyers sugeriu que a vila estava a funcionar como um bordel, e seus ocupantes cometiam infanticídio para se livrar de filhos não desejados. 

Agora, depois de estudos cuidados, a análise revelou que todos os bebés foram enterrados entre 150 d.C. e 200 d.C., o que significa que todas as mortes ocorreram num período de 50 anos. 

A cientista também disse que toda uma série de outras evidências do estudo da paisagem ao redor da vila apoia sua teoria do bordel. “Para ser honesta, quando lancei essa ideia, foi realmente para levar as pessoas a debater, mas quanto mais eu observo, mais me convenço de que minha teoria original do bordel é verdadeira”, admite Eyers. 

O curador de arqueologia do Museu do Condado de Buckinghamshire, Brett Thorn, contesta a hipótese. “Minha principal preocupação com a teoria do bordel é que está muito longe de qualquer centro populacional importante”, diz. 

Ele montou uma exposição de outros objectos escavados da vila que poderiam apontar para o local tendo associações com uma série de cultos à “deusa mãe” (mito universal de uma deusa representada como a Mãe Terra, ligada à natureza e fertilidade) em todo o mundo. “Há alguns objectos religiosos significativos no local, que indicam possíveis conexões com um culto da deusa mãe”, explicou. 

Esses objectos podem indicar que o local foi um santuário, e as mulheres iam lá para dar à luz e obter a proteção da deusa mãe durante este acto perigoso. O grande número de bebés enterrados ali poderia ser de morte natural, talvez de crianças que morreram durante o parto. 

No ano passado, a especialista Alice Roberts percebeu marcas de corte feitas por um objecto afiado num dos ossos de bebés, uma descoberta que só revelada ao público agora. Marcas de corte podem indicar práticas rituais que envolvem sacrifícios humanos, ou o desmembramento de um bebé durante o parto para salvar a vida da mãe. 

Keri Brown, da Universidade de Manchester, realizou testes de ADN em 10 montes de ossos para determinar o sexo de alguns dos bebés. São mais comuns, ao longo da história, casos de infanticídio de meninas em vez de meninos, mas o contrário é válido para bordéis. Um bordel em Ashkelon, Israel, revelou que quase todos os bebés eram meninos. 

Embora os testes representem uma amostra muito pequena do número total de esqueletos de bebés encontrados, parecia haver um número igual de vítimas de ambos os sexos em Buckinghamshire, e assim o mistério permanece sem solução.

Futuras escavações no local podem esclarecer o mistério de uma vez por todas.

fonte: HypeScience

Sem comentários:

Enviar um comentário