sábado, 27 de agosto de 2011

Descobertas as estrelas mais frias do universo

























Ponto verde no centro da imagem tem 25 °C e é a estrela mais fria jamais registada

Algumas têm temperatura inferior à do corpo humano

O telescópio Wise descobriu as estrelas mais frias alguma vez encontradas no universo, com uma temperatura similar à do corpo humano ou até menor.

Depois de uma década a tentar encontrar estes corpos estrelares conhecidos também por estrelas anãs castanhas ou falhadas - possuem demasiada massa para serem planetas , mas não possuem a suficiente para serem estrelas – o telescópio conseguiu detectar seis exemplares que se encontram relativamente próximos do Sol, a 40 anos-luz.

"O Wise supervisiona todo o céu à procura destes e de outros objectos e foi capaz de ver a sua luz débil com o seu visor infravermelho de alta sensibilidade", disse Jon Morse, director do Departamento de Astrofísica da NASA, em Washington. "Estas estrelas são cinco mil vezes mais brilhantes nas longitudes de onda infravermelha do Wise, observadas do espaço, do que se fossem observadas da Terra", acrescentou.

As estrelas anãs castanhas, que não possuem massa suficiente para fundir átomos no núcleo e, portanto, não queimam com o fogo que mantêm estrelas como o Sol, que brilha de forma constante, durante biliões de anos.

O estudo destas estrelas é importante na medida em que ajuda a compreender melhor como se formam os astros e compreender as atmosferas de planetas fora do Sistema Solar. As atmosferas das anãs castanhas são semelhantes às dos planetas gigantes gasosos como Júpiter, mas são mais fáceis de observar, uma vez que estão sozinhas no espaço, longe da forte luz de uma estrela mãe.

Até agora, os dados revelados pelo Wise deram a conhecer mais de uma centena de anãs castanhas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário