quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A última refeição do ‘homem do gelo’


A múmia Ötzi foi encontrada nos Alpes em 1991

Cientistas descobrem carne de cabra no estômago de Ötzi

Ötzi, um exemplar humano que viveu há 5 mil anos nos Alpes tiroleses, continua a fornecer pistas sobre como era a vida no Neolítico. A mais recente descoberta do seu estômago indica que o ‘homem do gelo’ desfrutou de uma apetitosa última refeição constituída por carne de cabra ibex.

Os dados disponíveis anteriormente sobre a refeição final da múmia encontrada nos Alpes em 1991, baseados no material fecal recolhido do seu intestino, revelaram que o seu jantar teria sido carne de rena e, possivelmente, cereais, cerca de 30 horas antes da sua morte.

No entanto, o estudo de uma equipa de investigação liderada pelo microbiólogo Frank Maixner, do Institute for Mummies and the Iceman de Bolzano, Itália, apresentado este mês no 7º Congresso Mundial sobre Estudos de Múmias, reexaminou imagens da tomografia computorizada tirada em 2005 e descobriu, pela primeira, vez, o estômago do ‘homem do gelo’.

Devido à mumificação natural, o estômago de Ötzi encolheu consideravelmente. O órgão ter-se-á movido para cima, para uma posição invulgar e parecia cheio. No entanto, os cientistas conseguiram retirar amostras do seu conteúdo. Ao sequenciarem o DNA das fibras animais que encontraram, descobriram que, cerca de 30 a 120 minutos antes da sua morte, o ‘homem do gelo’ ingeriu carne de ibex, uma espécie de cabra selvagem.

Ainda não se sabe se a carne de ibex foi cozinhada antes de ser ingerida por Ötzi mas os cientistas acreditam que sim, especialmente porque foram encontradas partículas de cinza no seu intestino, possivelmente de cozinhar em fogueiras.

Apesar de apetitosa e substancial, a última refeição do ‘homem do gelo’ não foi das mais higiénicas. O seu estômago também apresentou pêlos de animais, o que sugere que não se preocupava muito em limpar a carne antes de comê-la.


Sem comentários:

Enviar um comentário