'Valentina' agradeceu efusivamente aos seus salvadores
Poucos não terão assistido, com ‘uma lágrima no canto do olho’ como cantou Bonga, ao filme ‘Free Willy’, onde se conta a história de uma baleia e da sua amizade com uma criança que a ajuda a alcançar a sua libertação. Pois, tal como por vezes acontece, a história contada no filme tornou-se agora realidade.
Michael Fishbach não é uma criança, longe disso, mas tal como o jovem Jesse, a criança do filme, nutre enorme paixão por baleias tendo mesmo sido um dos fundadores da associação ‘The Great Whale Conservancy (GWC)’ que se dedica à preservação dos maiores mamíferos do planeta.
Há poucas semanas, em pleno Mar de Cortêz no Pacífico junto ao México, Michael e alguns activistas encontraram uma jovem baleia presa numa rede abandonada por pescadores. A morte seria o destino cruel mas Michael e os seus amigos não viraram a cara à luta e durante horas, munidos de uma simples faca, foram cortando a rede esperando que a baleia conseguisse resistir à imobilidade forçada em que se encontrava.
Algumas horas depois a baleia, a quem foi dado o nome de Valentina, estava por fim livre e o que se seguiu deixou todos emocionados: Valentina, agradecida como uma baleia educada que é, demonstrou a sua gratidão com um verdadeiro espectáculo de saltos e acrobacias.
Depois da ficção em ‘Free Willy’ temos agora a realidade com ‘Free Valentine’.
fonte: Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário