quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Tailândia proíbe bonecas com espíritos nos aviões



Bonecas de plástico estão na moda na Tailândia, onde chegam a ter menus próprios em restaurantes

A Autoridade de Aviação da Tailândia proibiu a venda de bilhetes de avião para as "look thep", umas bonecas descritas como possuidoras de poderes sobrenaturais, que estão na moda no país.

O anúncio da proibição foi feito na manhã de quarta-feira, poucos dias depois da companhia low cost do país, Thai Smile, ter aprovado a venda de bilhetes para as "look thep", que, segundo os seus donos, estão possuídas por anjos e espíritos celestiais.

A agência EFE conta que a companhia aérea, além de vender bilhetes de passageiro para as bonecas, garantia que estas podiam receber comida e bebida como o resto dos viajantes. Segundo as normas internacionais da aviação, os passageiros são pessoas, pelo que a Autoridade de Aviação da Tailândia veio proibir a venda de bilhetes para as "look thep". Chula Sukmanop, diretor da agência, assinala que as bonecas devem ser consideradas bagagem e ser colocadas sob os assentos ou no respetivo compartimento.

Nos últimos meses, a moda das bonecas possuídas espalhou-se por toda a Tailândia, onde os seus donos as transportam em carros de bebé e lhes reservam lugares e refeições em restaurantes. Em Bangkok, houve mesmo um restaurante que criou um menu próprio para as "look thep".

Depois da polícia alertar para a possibilidade destas bonecas serem utilizadas para transportar droga em aviões, as autoridades descobriram terça-feira 200 doses de metanfetaminas no interior de uma, no aeroporto de Chiang Mai, no norte do país.

Segundo o site Cocconuts, as bonecas foram criadas, há cerca de três anos, por uma médium tailandesa, que afirmava que as "look thep" protegem os seus donos, através de magia branca.


Sem comentários:

Enviar um comentário