terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Mais de 100 baleias encalham e pelo menos 45 morrem no sul da Índia


Mais de 100 baleias começaram a encalhar na segunda-feira ao longo dos 15 quilómetros da costa perto de Tiruchendur, no sul do Estado de Tamil Nadu, na Índia.

Pelo menos 45 baleias já morreram esta terça-feira, de acordo com o jornal indiano The Times of India. «As baleias começaram a chegar à praia em grupos por volta das 17:00. É muito estranho. Em 1973, quando éramos meninos, assistimos ao mesmo fenómeno», disse Rajan, um dos pescadores em Manapad, ao jornal.

Os pescadores e moradores locais estão a tentar devolvê-las ao mar, indicou a agência Trust of India. Muitos pescadores locais passaram a noite em vigília para manter as baleias na água, puxando-as de volta para o mar.

«É muito estranho, estamos a examiná-las. Encontramos algumas vivas, estão a lutar para sobreviver», disse S.A. Raju, chefe da guarda florestal da região. A região sul da Índia está perto de rotas marítimas que ligam a Ásia ao resto do mundo.

Entretanto, o governo tenta determinar de qual espécie de baleia se trata. Elas medem cerca de 4 metros, de acordo com Raju. «Na noite de ontem havia dezenas de baleias encalhadas em vários lugares ao longo da costa», relatou um residente da cidade de Manapad.

Especialistas em vida selvagem ainda estão a tentar determinar a causa exacta por trás do incidente «estranho». Autoridades disseram ao jornal indiano India Today que as baleias pareciam estar desorientadas e regressaram à costa, mesmo depois de serem recolocadas na água.


Sem comentários:

Enviar um comentário