quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Camaleões mais pequenos são mais rápidos e fortes, indica estudo

Camaleões mais pequenos são mais rápidos e fortes, indica estudo

Os camaleões mais pequenos lançam a língua para caçar as presas a uma velocidade de 96 quilómetros por hora num centésimo de segundo, indicaram cientistas da universidade de Brown (Rhode Island, nordeste dos Estados Unidos), num estudo hoje publicado.

Estes pequenos lagartos, conhecidos pela capacidade de mudar de cor como camuflagem para fugirem aos predadores, precisam apenas de 20 milésimos de segundos para apanhar um grilo, de acordo com o trabalho publicado na plataforma digital Scientific Reports.

A língua dos 'Rhampholeon spinosus' atinge uma maior velocidade nos ataques e produz uma maior força por quilograma de músculo em relação a todos os répteis, aves ou mamíferos, à exceção das salamandras, disse o biólogo Christopher Anderson, da universidade de Brown.

A potência total da língua do camaleão atingiu os 14.040 watts por quilo, calculou.

O segredo do mecanismo deve-se à aplicação pelos camaleões da energia necessária nos tecidos elásticos da língua - semelhante a um arco - o que multiplica a força do músculo.

Em geral, os camaleões projetam a língua a uma distância equivalente a cerca de duas vezes o comprimento do seu corpo, mas esta espécie consegue alcançar duas vezes e meia.

De acordo com os investigadores, os pequenos camaleões são proporcionalmente dotados de poderosos mecanismos para caçar as presas devido a uma diferença no metabolismo relativamente aos primos maiores.

Os pequenos animais têm geralmente um metabolismo mais rápido que requer mais alimento por quilo.

Os biólogos estudaram 20 espécies de camaleões, cujo tamanho variava consideravelmente, e observaram cada indivíduo com uma câmara capaz de filmar três mil imagens por segundo.

Para medir a velocidade e potência do lançamento da língua, os cientistas usaram um grilo preso por um fio.


Sem comentários:

Enviar um comentário