domingo, 17 de janeiro de 2016

Começaram as escavações na "cidade perdida" das Honduras


Terá sido na chamada "cidade branca" que os indígenas das Honduras se terão escondido dos conquistadores espanhóis, no século XVI.

Durante muitos anos investigadores procuraram a lendária "cidade perdida", como é descrita, e só em março do ano passado uma equipa de arqueólogos da National Geographic encontrou vestígios numa remota região tropical das Honduras, La Mosquitia.

Esta semana começaram as escavações e os primeiros achados apareceram quase de imediato.

Uma peça com a cabeça de um jaguar e uma vasilha adornada com a cabeça de uma ave foram das primeiras peças a serem recolhidas.

As peças foram apresentadas pelo presidente Juan Orlando Hernández num acampamento no aeroporto militar rural em El Aguacate, departamento de Olancho, 220 km a leste da capital, Tegucigalpa.

Hernández revelou que os especialistas da National Geographic e da universidade americana do Colorado encontraram três cidades e as escavações começaram na menor delas, batizada no projeto como "Cidade Jaguar".

De acordo com as primeiras estimativas, essas três cidades podem ser quatro vezes maiores do que Copán, o parque arqueológico maia situado a 400 km a noroeste de Tegucigalpa.

fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário