segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Novo falhanço: foguetão da SpaceX voltou a explodir na aterragem


O Falcon da SpaceX

Desta vez, o foguetão Falcon 9 acertou na plataforma, mas acabou por tombar e explodir

A SpaceX conseguiu ontem lançar o satélite Jason-3 com sucesso, mas continua a falhar na aterragem. O grande objetivo da empresa privada, que é contratada pela agência espacial norte-americana para abastecer a Estação Espacial Internacional e para outras missões, é reaproveitar os foguetões Falcon 9 que usa nos lançamentos, mas para isso é preciso conseguir recuperá-los intactos - algo que se tem revelado difícil.

Depois de vários falhanços, a SpaceX conseguiu a primeira aterragem com sucesso em dezembro, mas este novo erro volta a mostrar que ainda há um longo caminho a percorrer. Desta vez, o foguetão acertou na plataforma, mas acabou por tombar e explodir.


O presidente da empresa, Elon Musk, explicou no Twitter que uma das "pernas" não ficou bem presa. O fundador da Tesla diz ainda que pelo menos desta vez os pedaços recuperados são maiores.

A reutilização de foguetões é uma peça fundamental na operação da SpaceX, uma das empresas privadas a que a NASA recorre para os lançamentos. No ano passado a NASA anunciou que vai usar privados também para enviar astronautas para o espaço, concentrando-se em missões mais difíceis, como chegar a Marte.


Sem comentários:

Enviar um comentário