sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Nova espécie de pássaro é descoberta na Índia


Zoothera salimalii habita a Cordilheira do Himalaia, entre a Índia e a China (Foto: Reprodução/Avian Research)

Pesquisadores levaram sete anos para descobrir que duas espécies haviam sido mal-catalogadas como se fossem apenas uma.

Uma nova espécie de pássaro foi descoberta na região nordeste da Índia e territórios adjacentes da China por uma equipe de pesquisadores da Suécia, China, Estados Unidos, Índia e Rússia. 

A ave, descrita pela primeira vez na edição mais recente do jornal Avian Research, recebeu a nomenclatura científica Zoothera salimalii. 

O primeiro nome refere-se ao género de tordo comum nas regiões do Himalaia; o segundo é uma homenagem ao ornitólogo indiano Sálim Ali (1896-1987), em reconhecimento às suas grandes contribuições para o desenvolvimento da ornitologia e preservação da natureza na Índia. 

O processo de pesquisa começou em 2009, quando os ornitólogos desconfiaram que a espécie podia ter sido confundida e classificada erroneamente como Zoothera mollisima, outro pássaro comum na região do Himalaia. 

Depois de anos de estudo, a equipe chefiada pela norte-americana Pamela Rasmussen descobriu que duas espécies diferentes haviam sido classificadas como Zoothera mollisima. 

O primeiro indício do engano foi o canto das duas espécies. Enquanto o som emitido pelo novo tordo descoberto é mais musical, o canto do Zoothera mollisima é mais áspero e não musical.

“Foi um momento muito emocionante quando a ficha caiu e percebemos que estávamos ouvindo dois cantos diferentes. Quando estudamos mais a fundo, percebemos que as duas espécies também viviam em elevações e habitats distintos”, explica Per Alström, ornitólogo que participou da descoberta e professor na Universidade de Uppsala, na Suécia. 

Descobertas de novas espécies de pássaros são raras, atualmente. Nos últimos quinze anos, uma média de apenas três novas espécies foram descobertas por ano, a maior parte delas na América do Sul. Na região do Himala, somente quatro novas espécies foram catalogadas desde 1949. 

A norte-americana Pamela Rasmussen é a terceira ornitóloga que mais descobriu novas espécies desde 1950, além de ser a profissional que mais catalogou descobertas na Ásia. Per Alström é o segundo no ranking asiático. 

Também participaram da descoberta os ornitólogos chineses Chao Zhao, Jingzi Xu Tianlong Cai, Yuyan Guan, Ruiying Zhang e Fumin Lei, além do indiano Shashank Dalvi, do russo Mikhail Kalyakin e do sueco Urban Olsson. 

fonte: Galileu

Sem comentários:

Enviar um comentário