sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Europa pede à Russia que desenvolva arma nuclear contra asteróides


A União Europeia vai pagar um projeto russo para criar armas que possam vir a destruir ou desviar a rota de asteróides que se encaminhem para a Terra.

"No âmbito do sétimo programa-quadro da União Europeia para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias científicas entre 2012 e 2015, lideramos o projeto NEOShield para investigação de todos os meios de deter objetos perigosos", divulgou a um instituto que pertence à agência espacial russa Roscosmos.

"O trabalho foi distribuído entre participantes de vários países, sendo que a tarefa de desviar objetos espaciais com explosões nucleares foi destinado à Rússia", diz ainda o Instituto de Pesquisa Científica Central para Construção de Máquina, citado pela TASS.

O objetivo é dispor de meios que possam prevenir eventuais choques com a Terra, ainda que, nesta altura, explosões nucleares no espaço estejam proibidas.

A Roscosmos quer trabalhar num cenário em que as explosões nucleares seriam realizadas no espaço sideral, ainda distante da Terra, com o objetivo de fazer o asteróide mudar de rota, em vez de o desintegrar.

A Rússia já anunciou, em paralelo a este projeto, que pretende estabelecer um centro nacional dedicado a rastrear objetos potencialmente perigosos em rota de colisão com a Terra, com quatro satélites em observação permanente.


fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário