terça-feira, 5 de outubro de 2010

Segredo da longevidade está ligado a tempo de sono

Pesquisa revela que dormir entre 5 e 6,5 horas por dia garante vida mais longa

Uma pesquisa da Universidade da California constatou que o segredo para a longevidade feminina pode ser simplesmente dormir em quantidade suficiente. De acordo com o estudo, iniciado em 1995, dormir de 5 horas a 6,5 horas por dia garantiu mais tempo de vida para as mulheres investigadas.

Liderados por Daniel Kripke, da Escola de Medicina da UC, os cientistas acompanharam o padrão de sono de 459 mulheres de San Diego, de 50 a 81 anos de idade, durante um determinado período de tempo em 1995. Quatorze anos depois, 444 dessas mulheres foram localizadas e reavaliadas. Ao menos 86 haviam morrido.


Os estudos de Kripke indicam que as mulheres que dormiam menos que cinco e mais que 6,5 horas por dia tinham menos chances de estarem vivas após 14 anos. Além disso, o estudo constatou que a apneia do sono (distúrbio em que há pausas na respiração durante o sono) não aumentou o risco de morte em mulheres acima de 60 anos.

Segundo Kripke, a conclusão deve aliviar o medo das mulheres que se sentem culpadas por estarem dormindo pouco, visto que as mulheres que dormiam apenas cinco ou seis horas por dia tiveram melhor desempenho do que as que dormiam de 7 a 8 horas.


Sem comentários:

Enviar um comentário