quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Estudo conclui que pão tem 30 mil anos


Na pré-história, os homens já faziam pão

Estudo publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" afirma que o pão já era consumido pelos homens da pré-história, há 30 mil anos.

Um estudo ontem publicado na revista americana "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS) analisou grãos de amido encontrados em pedras de moinhos antigos e concluiu que raízes semelhantes à batata eram moídas, para fazer uma farinha que era depois batida numa massa, o que indica que há 30 mil anos atrás o pão já era consumido.

"Era uma espécie de pão chato, como uma panqueca, só com água e farinha", afirma Laura Longo, investigadora do Instituto Italiano de Pré-História e História Primitiva.

Pão tinha pouco sabor

A equipa recriou o processo, esticando a massa como se fosse pão pita e cozinhando-o numa pedra quente. Processo que acreditam que era o seguido pelos pré-históricos.

O resultado é um pão "quebradiço como uma bolacha, mas não muito saboroso", acrescentou Laura.

Até agora, as evidências mais antigas do uso de farinha e, consequentemente, do consumo de pão eram de há 20 mil anos, encontradas em Israel.

Os grãos de amido que serviram de base a este estudo foram encontrados nas zonas arqueológicas da Itália, Rússia e República Checa.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário