segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Robô dança e canta no Japão

“Menina” de 1,58 metros é humanóide chamado HRP-4C


Apelidada de Divabot, a humanóide HRP-4C dança e canta em apresentação, em Tóquio, no Japão. Depois de robôs que lavam a louça e jogam senucar, esta versão traz arte para o mundo das máquinas. Investigadores desenvolveram um software de movimento chamado Choreonoide para que o robô realizasse coreografias e outro de fala para ela poder cantar. A Divabot ainda ganhou rosto de menina, vestido e companheiras humanas para o seu espetáculo.


HRP – 4C, com 1,58 metros de altura, foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Ciência Industrial e Tecnologia Avançados, um órgão japonês público de pesquisa que envolve mais de 3.200 funcionários. Segundo o Daily Mail, o órgão diz ter criado um programa que permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos em robótica, consiga criar coreografias para o robô apenas com movimentos do rato.


Além de fazer movimentos complexos e ter expressão facial, o robô ganhou um sintetizador de voz especialmente desenvolvido pela empresa, o VocalListener. A HPR-4C imita o som da voz humana e até os movimentos e barulhos emitidos pela nossa respiração. Tudo isso para que ela actue cada vez mais parecida connosco.

Confira a Divabot cantando e dançando uma música japonesa:




Sem comentários:

Enviar um comentário