terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tartarugas e vespas também gostam de brincar


 Ninguém estranha ver um cão, um gato ou um macaco a brincar. Mas um estudo vem agora revelar que répteis, como as tartarugas, peixes e até as vespas também precisam de descontrair e que gostam de o fazer com brincadeiras.

"Durante muitos anos estudei o comportamento de jovens répteis e nunca vi nada que me fizesse concluir que estavam a brincar. No entanto, um dia vi uma tartaruga com uma bola de básquete no Jardim Zoológico de Washington e percebi que, afinal, os répteis também precisam de brincar", explicou o investigador Gordon Bur- ghardt à The Scientist, justificando a ideia que o levou a iniciar a investigação.

Este professor de Psicologia da Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos, é o primeiro a escrever sobre a necessidade das espécies de animais que se pensava não brincarem terem, afinal, necessidade de o fazer. Burghardt defende mesmo que estudar as brincadeiras dos animais pode ser útil ao ser humano.

"Nos animais podemos avaliar melhor o papel que brincar tem na capacidade de aprenderem, manter a forma psicológica e física, e melhorar as relações sociais."

Podemos desenvolver ideias e aplicá-las às pessoas, como, por exemplo, perceber como o papel de uma brincadeira pode ter nas pessoas com défice de atenção ou crianças hiperactivas", salientou.

Burghardt defende que brincar "é uma parte importante da vida", e, quando se fala de animais, há que estudar todos os pormenores, desde as brincadeiras, "as emoções, motivações, percepções e intelecto" são essenciais e não acontecem por acaso. "Nada é um comportamento sem importância", realçou o investigador.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário