Tumba onde foram encontradas quatro múmias de pessoas pertencentes à cultura wari, no distrito Miraflores, na capital Lima. O sítio é conhecido como Huaca Pucllana
Corpos de três crianças e mulher adulta são de 1.150 anos atrás. Restos pertencem à cultura wari, entre 600 e 1.000 d.C.
Os corpos mumificados de três crianças e uma mulher adulta foram encontrados num espaço para cerimónias da cultura wari, no Peru, datando 1.150 anos de existência, conforme afirmou nesta quarta-feira (20) a arqueologa Gladys Paz, uma das responsáveis pela descoberta.
O complexo Huaca Pucllana, no distrito de Miraflores, na capital Lima, contém uma pirâmide na qual foi encontrada uma tumba intacta, com os restos mortais. Pela estatura, os investigadores puderam dizer se eram crianças ou adultos.
Recipientes de feno contendo os restos mortais de quatro integrantes da cultura wari, três crianças e uma mulher adulta
Artefactos de cerâmica, bolsas decoradas com motivos sem forma e cestos de junco e milho também foram encontrados junto aos corpos. Os quatro restos mortais estavam em recipientes de feno.
O local já havia apresentado múmias e oferendas anteriormente, porém eram encontradas já em decomposição.
Viviam entre os anos 600 e 1.000 depois de Cristo, período anterior ao desenvolvimento do Império Inca, os resquícios da cultura wari estão presentes em toda a costa peruana e na parte andina do país.
O Império Inca teve seu auge durante a época da incursão espanhola pela América do Sul, em meados do século XVI. A antiga capital inca, Cuzco, é outro local procurado por arqueólogos para procurar vestígios de civilizações antigas.
Sem comentários:
Enviar um comentário