sábado, 23 de outubro de 2010

Primeira cirurgia feita apenas por robôs é bem sucedida

Da anestesia à retirada da próstata, procedimento foi feito sem contacto do paciente com os médicos

Médicos e professores da McGill University, em Montreal, no Canadá, realizaram a primeira cirurgia completamente feita por robôs, sem contacto directo entre o paciente e o médico.

A cirurgia robótica não é uma novidade na medicina, mas esta é a primeira vez que os robôs fazem todo o processo cirúrgico, inclusive a parte da anestesia, sem que os médicos precisassem ao menos encostar nos pacientes.


Robô realiza cirurgia em paciente

No procedimento realizado no Montreal General Hospital, no Canadá, um robô apelidado de McSleepy aplicou a anestesia e outro robô, apelidado de DaVinci, removeu parte da próstata de um paciente. Os aparelhos foram comandados à distância pelos médicos Thomas Hemmerling e Armin Aprikian.

Segundo Armin Aprikian, o uso de robôs torna a cirurgia mais segura e mais rápida. "Os robôs podem fazer movimentos mais preciso e delicados que os dedos humanos", explicou, em entrevista ao site da universidade.


Dr. Aprikian controla cirurgia de maneira remota

O médico Thomas Hemmerling assegura, no entanto, que a cirurgia com robôs autónomos, sem o controle de um ser humano, está muito longe de ser alcançada. "Os robôs não irão substituir os médicos, mas ajudá-los a realizar procedimentos com mais qualidade", disse, em entrevista ao site da McGill University citada pelo Switched.

Veja no vídeo abaixo como os robôs realizaram a cirurgia

(atenção: o vídeo pode ter algumas cenas impressionantes):

Sem comentários:

Enviar um comentário