sábado, 16 de outubro de 2010

Sítio arqueológico maia ressurge após inundação na Guatemala


Gráfico com dados e mapa do Parque Arqueológico Quiriguá, na Guatemala


Localização do sítio arqueológico

As estelas e zoomorfos ancestrais do centro arqueológico maia Quiriguá, na Guatemala, sobreviveram à passagem da tempestade Agatha que, apesar de sua força, não se compara com a grande inundação de 1.200 anos atrás, que arrasou o local.

As águas escuras do rio Motagua saíram do curso por causa da tormenta, em Maio, e alagaram os vestígios deixados pelos Maias perto do mar das Caraíbas, agora relegados a uma pequena reserva rodeada de plantações de bananas, fruto exportado por empresas americanas.

A água atingiu quase dois metros em Quiriguá, que em idioma Maia significa Divisão, mas que o Instituto Guatemalteco de Turismo denomina de Cidade das Estelas.

Na sua passagem pelo país, Agatha deixou 165 mortos e mil milhões de dólares em perdas. Este sítio arqueológico, situado 200 km a nordeste da capital e visitado por 30.000 turistas ao ano, ficou fechado durante um mês.

"Muita gente fez voluntariado e ajudou na limpeza. Depois de um grande esforço pode-se levantar o centro arqueológico porque a inundação foi forte", explicou à AFP a guia Karen Ayala.

O local sucumbiu devido a uma inundação no ano 810 depois de Cristo e nunca mais voltou a ser povoadao, sendo descoberto no fim do século XIX por dois americanos.

Em 1981, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou Quiriguá Património da Humanidade, perto de onde foi encontrado o primeiro porto comercial da era pré-hispânica no Caribe guatemalteco.

O lugar tem cinco zoomorfos e nove estelas ou árvores de pedra, as mais altas dos Maias localizadas até agora.

A estela mais alta tem 10,33 metros e está gravada na moeda de 10 centavos de quetzal, a moeda guatemalteca.

Os cientistas estimam que Quiriá tenha sido fundada por volta do ano 400 depois de Cristo e destruída por uma inundação em 810. Seus últimos 100 anos teriam sido os de seu apogeu.

fonte: AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário