segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Inventor queniano fabrica avião com sucata

Homem planeia voar com aparelho, apesar da falta dos testes de segurança

A tendência do "faça você mesmo" inspirou o queniano Gabriel Nderitu a construir um avião no quintal de sua casa.

O homem de 42 anos trabalha com tecnologia da informação e não tem nenhuma formação em engenharia. Ele pesquisou sobre aeronaves na internet durante seis meses. Foram muitas leituras e observações de projectos para, após um ano de construção, finalmente ter finalizado a aeronave feita de lixo e sucata.


Gabriel utilizou restos de todo o tipo para fazer sua versão do 14 Bis de Santos Dumont. A hélice, de quase dois metros, é feita de madeira; o motor veio de um Toyota e a base das asas e outros componentes é o alumínio. O inventor precisou de cinco homens para ajudar a montar seu avião feito em casa. O veículo é desmontado para ser transportado com facilidade e pesa cerca de 800 quilos.


O queniano reconhece que não fez grandes inovações tecnológicas. No vídeo abaixo, ele explica que olhou projetcos antigos e tentou copiá-los. Mas, se o avião realmente voar, Gabriel Nderitu será a primeira pessoa de seu país a construir uma aeronave do zero. Somente outros dois homens do Quénia declaram ter tentando construir uma aeronave antes, mas sem sucesso.



Sem comentários:

Enviar um comentário