Articulações conseguem maior precisão graças a mecanismo de borracha
Mão universal, mais versátil que a robótica
Ainda é difícil projectar um robô com articulação perfeita, imagine então a dificuldade de se criar uma mão artificial com todos seus numerosos dedos cheios de articulações. Uma equipa de investigadores da University of Chicago, Cornell University, iRobot Corp e da Defense Advanced Research Projects Agency (Darpa) pode ter encontrado uma maneira de contornar esse desafio por meio da concepção de um "pegador universal". O dispositivo usa um saco de borracha amorfo preenchido com pequenas partículas que podem moldar e apertar em torno de objectos com a ajuda de pressão do vácuo.
Quando a bolsa é pressionada contra um objecto, as articulações artificiais contraem-se por causa do pequeno vácuo aplicado. Essa nova ferramenta é mais versátil do que a mão robótica, pois é capaz de pegar itens tão pequenos como moedas. Os investigadores relataram no dia 25 de Outubro pela revista National Academy of Sciences problemas que ocorram somente quando o saco não poderia estender o bastante pelos lados de um objecto para agarrá-lo
"Esse ‘pegador’ é universal, no sentido que se adapta às formas arbitrárias, e passivo na medida em que toda a adaptação é realizada de forma autónoma pelo material de contacto e sem o feedback sensorial", disseram os investigadores na revista. Isso significa que a “mão” moldável pode funcionar sem a necessidade de um software de inteligência artificial sofisticado.
As mãos robóticas podem ser mais adequadas para a manipulação de objectos, porém exigem "um processador central no cérebro com uma infinidade de decisões, muitas das quais têm de ser feitas antes que a mão toque o mesmo objecto, por exemplo, segurar um copo que está a cair . Com esse novo estudo, as pessoas com necessidades especiais poderão ter ajuda de um ‘pegador’ quase tão sensível quanto uma mão humana.”
fonte: Scientific American Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário