sábado, 16 de outubro de 2010

Peste bovina é a segunda doença erradicada pelo homem


O vírus da peste bovina é da família Paramyxoviridae 

Pela segunda vez, um vírus foi eliminado da natureza pela acção do homem: desta vez, foi o vírus que causa uma doença animal, a peste bovina. Na Europa, foi detectado pela última vez em 1954, mas em África, ainda na década de 1980 causava epidemias mortíferas.

“Esta é a primeira doença viral animal erradicada através de uma campanha de vacinação”, sendo que a primeira doença foi a varíola, em 1980, comentou ao site de notícias da revista “Nature” Chris Oura, cientista do Instituto de Saúde Animal do Reino Unido, que esteve envolvido no Programa Global de Erradicação da Peste Bovina (GREP, na sigla em inglês).

O agente patogénico desta doença é um vírus do género Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A notícia sobre a sua erradicação foi tornada pública hoje pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) – e a declaração oficial de que o vírus está extinto na natureza deve ser feita em Maio de 2011. Esse será o ponto final numa guerra de 16 anos para erradicar a doença.

“Estamos confiantes em que a Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconhecerá oficialmente que todos os países estão livres da doença”, disse Bernard Vallat, director da OIE, num comunicado também hoje divulgado.

Esta é uma doença antiga, que atinge o gado e também alguns animais selvagens: a primeira referência conhecida consta de um papiro com 3000 anos. E é extremamente mortal: mata 80 a 90 por cento do gado infectado – pode até ter uma mortalidade de 100 por cento –, causando enormes prejuízos económicos. Nos anos 1920, atingiu o pico, espalhando-se desde a Escandinávia até ao Cabo da Boa Esperança e das costas atlânticas de África até às Filipinas, com relatos de surtos no Brasil e na Austrália, adianta um comunicado da FAO.

Existe uma vacina eficaz desde meados da década de 1950, mas só foi usada de forma verdadeiramente eficiente a partir do momento em que foi lançada a campanha concertada para a sua erradicação, em 1994.

O último surto de peste bovina ocorreu no Quénia, em 2001, e os últimos focus da doença conhecidos foram no Paquistão, Sudão, Somália, Etiópia e Quénia, em 2007.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário