domingo, 10 de outubro de 2010

Gelo pode ter sido comum em asteróides


Tese. Foi descoberta água gelada num asteróide do nosso sistema solar, sugerindo a hipótese de este facto ser mais comum do que até agora se pensava.

Equipas de cientistas identificaram água gelada e moléculas orgânicas no asteróide Cybele 65, seis meses após terem descoberto as mesmas substâncias no asteróide Themis 24.

A descoberta no Themis 24 foi efectuada em Abril e veio contrariar a tese de que asteróides muito próximos do Sol, caso deste e do Cybele 65, não poderiam conter gelo na actualidade, ainda que o pudessem ter feito nos primeiros tempos do sistema solar.

Os dados obtidos nos dois asteróides, que se situam na mesma região, 4,6 mil milhões de anos após o surgimento do nosso sistema, vem reforçar a tese de que o gelo poderia ter sido uma substância comum em asteróides, tendo estes trazido muita da água que preenche os actuais oceanos. Além disso, os asteróides podem ter servido de meio de transporte para algumas moléculas orgânicas na origem da vida no nosso planeta.

Nos seus primórdios, a Terra foi sujeita a violentos bombardeamentos de asteróides, um dos quais colidiu há 4,5 mil milhões de anos, separando do nosso planeta uma enorme rocha que se veio a tornar na Lua.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário