O novo fóssil: género Tyrannossaurus é o mais conhecido dos dinossauros
Fósseis permitem estudos sobre crescimento ósseo, biomecânica e neurologia.
O temível Tyrannosaurus rex foi descrito pela primeira vez por cientistas há mais de um século. Depois disso, foram descobertos outros parentes dele, que eram bem lentos na superfície, possibilitando obter mais informações importantes sobre esse desconhecido grupo.
Só no ano passado meia dúzia de novas espécies de tiranossauros foi descrita e durante a última década a diversidade conhecida deles mais do que duplicou. Esses achados ajudam a entender muitos detalhes sobre o surgimento do género ao longo do tempo evolutivo, incluindo T-rex, carnívoro por excelência.
“Um desses novos fósseis tem qualidades que permitiram enfoque de pesquisa em questões que não são normalmente estudadas, como crescimento ósseo, biomecânica e neurologia", disse Mark Norell, paleontólogo do Museu Americano de História Natural, em Nova York e coautor do novo estudo.
“Sabemos mais sobre os tiranossauros do que qualquer outro grupo de dinossauros e até mais do que alguns grupos de organismos vivos", disse Stephen Brusatte, investigador de pós-graduação do museu e coautor do estudo. E a grande quantidade de novas descobertas e ferramentas de análise avançadas tem permitido aos investigadores "compreender a árvore genealógica dos tiranossauros em detalhes sem precedentes”.
Um novo artigo de revisão, publicado on-line o dia 16 de Setembro pela revista Science, reúne dados sobre as 20 espécies conhecidas do género Tyrannossaurus, algumas com cerca de um centésimo do tamanho do T. rex e outras que viveram 100 milhões de anos antes e possibilitaram os estudos sobre a evolução e a biologia do grande Tyrannosaurus rex.
"O T. rex é realmente apenas a ponta do iceberg da diversidade do tiranossauro", observou Brusatte.
fonte: Scientific American Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário