Mais de 50 cidadãos de vários países foram este sábado investidos como novos membros da Ordem dos Templários, numa cerimónia solene que decorreu na catedral da Sé Nova, em Coimbra.
A investidura internacional, a que registou o maior ingresso de membros no conjunto das três realizadas este ano em Portugal, consistiu numa cerimónia solene e pública em que o grão-mestre universal nomeou os novos cavaleiros e damas, perante uma assembleia constituída pelos líderes e membros da Ordem dos Templários, bem como por diversas entidades eclesiásticas, civis e militares.
Após a entrada do cortejo dos templários, adejando os seus mantos brancos, no templo católico, seguiu-se uma cerimónia religiosa e depois a investidura internacional, em que os novos membros assumem o compromisso de cumprir os estatutos da Ordem do Templo.
Os postulantes ajoelhavam-se perante o grão-mestre, o português Fernando Pinto Fontes, que, segundo o ritual templário, lhes tocava levemente nos ombros e cabeça com a espada, dizendo, ao invocar a Santíssima Trindade, “Eu te faço Cavaleiro/Dama Templária hoje e para sempre”.
Após o toque com a espada, que tem o “significado simbólico de pureza, justiça e comunhão física e espiritual num mesmo ideal”, era-lhes colocado o manto branco e a cruz peitoral da Ordem dos Templários e dada a “palmada ritual”, que representa a “última injúria que o cavaleiro/dama recebe, sem dela tomar vingança”.
Fundada em 1118, a Ordem dos Templários, que tem mais de 20 mil membros distribuídos por cerca de 50 países, reuniu-se, em convento internacional, desde quinta-feira em Coimbra.
Nesta reunião magna internacional participam cerca de 250 templários de 30 nações, estando em discussão a relação da organização com o Vaticano e a localização da sede e de um museu para acolher o espólio da instituição, de acordo com a agenda definida pelo grão-mestre.
O evento foi organizado pela Comendadoria de Coimbra Rainha Santa Isabel, liderada por Claudino Marques.
fonte: Diário as Beiras
Sem comentários:
Enviar um comentário