quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Vida Marinha: 75% das espécies ainda estão por descobrir

Cerca de 75% das espécies existentes nos oceanos (750 mil) ainda não foram descobertas, revelam os resultados do Censo da Vida Marinha, feito ao longo dos últimos 10 anos.


Os oceanos podem conter cerca de um milhão de espécies de pequena e grande dimensão, calculam os cientistas. Mas há ainda mais de mil milhões de espécies de micróbios marinhos

Há um milhão de espécies entre a fauna e a flora dos oceanos, mas a ciência ainda não descobriu 75% (750 mil) dessas espécies, revela o Censo da Vida Marinha, que foi esta semana apresentado numa conferência de imprensa em Londres em forma de livro, depois de um trabalho desenvolvido ao longo de 10 anos por quase três mil cientistas de todo o mundo, incluindo de Portugal.

Até agora a literatura científica só conseguiu descrever cerca de 250 mil espécies, e fora destas estatísticas estão ainda os micróbios marinhos, que segundo os investigadores poderão estar distribuídos por mais de mil milhões de espécies. Um exemplo: um litro de água do mar tem 20 mil tipos diferentes de bactérias.

"A era das descobertas continua"

Ian Poiner, presidente da Comissão de Coordenação do Censo, afirmou na conferência de imprensa que "a era das descobertas continua", e explicou que estão ainda por descobrir 10% das espécies marinhas da Europa, 38% da África do Sul, 605 da Antártida, 70% do Japão e 80% da Austrália.

O Censo da Vida Marinha custou mais de €500 milhões de euros, tendo sido financiado por 670 instituições científicas de mais de 80 países. Para a sua conclusão organizaram-se 540 expedições marítimas e os seus resultados estão publicados em 2600 artigos científicos.

O censo permitiu construir uma base de dados de acesso público na Internet relativa a 120 mil espécies. Uma das revelações mais preocupantes é que 90% das populações de grandes peixes marinhos já desapareceu devido à atividade pesqueira excessiva.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário