sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O hotel de mil estrelas vai abrir em 2016


Estância vai ter todos os luxos terrestres, aliados a uma vista magnífica.

Ao seu dispor está tudo o que um serviço terrestre lhe pode dar: alta cozinha, quartos confortáveis e actividades lúdicas. Só que em vez de se situar na Terra, o hotel está no espaço e o melhor de tudo é que pode desfrutar de uma vista magnífica para as estrelas. Esta imagem era, até agora, exclusiva de filmes de ficção científica, mas uma empresa russa quer torná-la realidade e já pôs em marcha o seu plano para criar o primeiro hotel espacial: prevê-se que esteja a funcionar em 2016.

A Orbital Technologies quer fornecer alojamento aos turistas espaciais. Estes chegariam ao hotel num foguetão de modelo Soyuz, como os que são usados no transporte de astronautas para a a Estação Espacial Internacional (ISS). A empresa, com sede em Moscovo, não revelou ainda como será obtido o financiamento.

Até agora, os turistas espaciais, como o empresário norte-americano Dennis Tito, ficaram alojados na ISS, juntamente com os astronautas e também com as suas experiências. O hotel pretende que estes turistas fiquem alojados com maior conforto e condições para poderem ter umas férias espaciais dedicadas ao descanso, segundo explicou Sergei Kostenko, director executivo da Orbital Technologies.

Os serviços disponibilizados pelo hotel são dirigidos a pessoas com boa posição económica ou que trabalham para empresas privadas que queiram realizar investigações no espaço, sublinhou Kostenko.

O primeiro módulo terá quatro cabines, desenhadas para o máximo de sete passageiros, que serão distribuídas num espaço de 20 metros cúbicos. Estas terão janelas para que se possa ver a Terra.

A empresa não revela ainda quanto é que vai custar o alojamento nesta estância espacial, mas a julgar pelos detalhes não deve ser para todas as bolsas. É que aqui até a comida será adaptada ao gosto de cada um dos hóspedes. Os organizadores pretendem mesmo colocar cozinheiros de alto nível a tratar dos menus e a enviá-los para o espaço.

A empresa Orbital Technologies conta com a participação da RKK Energia, que é a fabricante das naves Soyux e Progress que vão transportar os turistas. O hotel já teve a aprovação da Roscosmos: agência espacial russa.

A ideia de fazer um hotel espacial não é nova. No ano passado, dois arquitectos catalães do Galactic Suite Space Resort afirmaram que o seu hotel em órbita estará pronto para receber os primeiros hóspedes em 2012.

Também em 2007, a nave experimental Genesis II, desenhada para provar a viabilidade de um hotel espacial, foi lançada com êxito pela empresa privada Bigelow Aerospace, fundada por um magnata hoteleiro norte-americano.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário