quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ONG divulga fotos que seriam de tribo de índios isolados em Roraima



ONG Survival International divulgou fotos aéreas de uma tribo isolada de índios yanomami, em Roraima

A ONG Survival International divulgou na terça-feira (22) fotos aéreas que afirma ser de uma tribo isolada de índios yanomami, em Roraima.

Segundo a organização, as imagens mostram que próximo da comunidade existem áreas devastadas supostamente por garimpeiros.

O coordenador da associação Hutukara, Ailton da Silva, disse à agência France Presse que as fotos foram tiradas em março pelo fotógrafo yanomami Morsamiel Iramari.

Foram necessários 10 dias de voos sobre a terra indígena num avião fornecido pela Funai (Fundação Nacional do Índio). Silva estima que a tribo tenha cerca de 38 pessoas.

É a terceira vez que a ONG revela fotografias que seriam de índios isolados. As duas divulgações anteriores - uma no começo deste ano e outra em 2008 - mostraram uma tribo do Acre, na fronteira com o Peru.

"Estas novas imagens mostram o quanto a terra indígena foi importante para proteger os yanomami de garimpeiros que devastaram a tribo nos anos 1980", diz Stephen Corry, diretor da Survival International.

A organização lembra que no próximo ano se comemora os 20 anos da criação da terra indígena Yanomami, que ocupar aéreas no Amazonas e Roraima.

De acordo com a entidade, a violência e a doença reduziram a população índigena do local em 20% nos últimos 7 anos.

"As condições de vida dos yanomami têm melhorado consideravelmente, mas eles sempre estão confrontados com ameaças reais", afirma Corry.

fonte: Folha.com

Sem comentários:

Enviar um comentário