Estima-se que as baleias morreram há mais de 2 milhões de anos
A Ministra do Património Nacional do Chile, Catalina Parot, observa os fósseis descobertos a cerca de 1 km do oceano Pacífico
Arqueólogos e paleontólogos do Chile estão a trabalhar no local há mais de um ano
Há 72 esqueletos bem conservados no sítio arqueológico
Cientistas acreditam que pode haver mais centenas de baleias enterradas
Localização do cemitério de baleias pré-históricas
No meio ao deserto do Atacama, no Chile, a cerca de 1 km de distância do mar, cientistas encontraram um cemitério de baleias pré-históricas. São 75 esqueletos bem conservados, com cerca de 2 milhões de anos de idade, todos enterrados próximos uns dos outros. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Alguns investigadores acreditam que elas teriam encalhado milhões de anos atrás, outros pensam que um deslizamento de terra fez com que elas ficassem presas num lago que depois secou. Arqueólogos chilenos e equipas do instituto americano Smithsonian estão a estudar o caso.
As baleias foram encontradas perto da cidade de Caldera em junho de 2010 durante obras de expansão de uma autoestrada. Dos 75 esqueletos encontrados, mais de 20 estão em estado quase perfeito de preservação. Como as escavações continuam, cientistas acreditam que possa haver centenas mais de baleias enterradas.
fonte: Terra
Sem comentários:
Enviar um comentário