sexta-feira, 18 de novembro de 2011

NASA revela o mapa topográfico da Lua mais nítido de sempre


Mapa vai permitir trabalhar num retrato mais fidedigno da superfície lunar

O relevo da Lua pode agora ser conhecido com muito mais precisão. A agência espacial norte-americana NASA acaba de divulgar um mapa topográfico de alta resolução, que revela as saliências e depressões de quase todo o satélite natural da Terra a uma escala nunca alcançada: 100 metros por cada píxel da imagem.

O mapa é construído com os dados recolhidos e enviados pela Lunar Reconnaisance Orbiter, sonda espacial lançada em Junho de 2009 com seis instrumentos a bordo concebidos para reunir informações detalhadas do meio lunar. Esta imagem foi feita através da objectiva grande angular da Câmara de Reconhecimento de Órbita Lunar (LROC) e do Altímetro Laser de Órbita Lunar (LOLA), dois desse instrumentos.

Cada píxel do mapa corresponde a 100 metros na superfície da Lua – e isso é uma boa notícia para os cientistas, que vão poder trabalhar num retrato mais fidedigno da superfície lunar. “A nova visão topográfica da Lua proporciona o conjunto de dados pelos quais os cientistas lunares estavam à espera desde as missões Apolo”, disse Mark Robinson, responsável pelo LROC, citado pela BBC.

“Podemos agora determinar os declives de todos os principais terrenos geológicos da Lua, a uma escala de 100 metros, determinar como a crosta se deformou, compreender melhor as crateras de impacto [por meteoritos], investigar a natureza das características vulcânicas e planear melhor as futuras missões robóticas e humanas à Lua”, acrescentou o cientista da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário