quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Lentes de contacto que conseguem mostrar imagens digitais


A lente é alimentada por uma bateria sem fios, que tem de estar a dois centímetros

Cientistas testaram com sucesso uma lente de contacto que abre caminho para que seja possível usá-las para exibir imagens digitais – mas, por agora, o protótipo mostra apenas um pixel.

A lente foi testada em coelhos anestesiados, sem efeitos nocivos para o animal, garantiram os investigadores responsáveis pela experiência, uma equipa de americanos e finlandeses, coordenada por um investigador da Universidade de Washington, nos EUA.

O artigo que narra os resultados da experiência foi publicado hoje.

A lente integra uma minúscula antena, um circuito integrado de rádio e um díodo emissor de luz. Funciona através de uma bateria sem fios, que teve de ser colocada a dois centímetros das cobaias, embora funcione a uma distância de cerca de um metro quando a lente não está colocada num olho.

Esta experiência abre portas a lentes de contacto que sejam capazes de mostrar imagens mais complexas, como texto e fotografias, numa tecnologia que pode ter várias aplicações: desde dispositivos para fornecer direcções (uma espécie de GPS em versão lente de contacto) até videojogos. 

“A nossa próxima meta”, explicou Babak Parviz, responsável pela experiência, citado pela BBC, “é incorporar texto pré-definido na lente de contacto”.

Um dos obstáculos que os cientistas ainda têm de ultrapassar é o facto de o olho humano não se focar numa imagem que esteja na sua própria superfície – em vez disso, o olho foca-se em imagens que estejam à distância.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário