segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Encontrados corpos de crianças sacrificadas há 700 anos no Peru


Os restos de 44 crianças sacrificadas, com cerca de 700 anos de antiguidade, foram descobertos por arqueólogos peruanos perto de uma torre funerária pré-incaica no sítio arqueológico de Sillustani, em Puno, região andina do sul do país, informou o especialista Eduardo Arisaca.

"São crianças de até três anos e bebés de ambos os sexos, sacrificados entre os anos 1300 e 1400 d.C. Foram enterrados em grupos dentro de cestas funerárias em volta da "chullpa" (torre funerária) chamada lagarto", disse o arqueólogo em entrevista, neste domingo, à imprensa local.

Cada criança enterrada tem sobre o peito uma pedra de material vulcânico e, ao lado, várias oferendas de animais e cerâmicas, como cântaros e pratos, apresentando gravuras diferentes. "Seus rostos estão dirigidos para o leste (onde nasce o sol), e os crânios apresentam-se alargados por um tratamento prévio", disse Arisaca.

Segundo os primeiros estudos, os sacrifícios das crianças teriam sido produzidos num contexto de guerra, devido à iconografia dos objetos de cerâmica encontrados. As "chullpas" são torres funerárias de pedra da antiga cultura pré-incaica Kolla surgida às margens da lagoa Umayo, entre 1200 e 1450 da nossa era.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário