segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Possivelmente solucionado o mistério das construções gigantes chinesas


Linhas em ziguezague e outras seriam instalações de calibração de satélites


As linhas brancas estariam pintadas e não seriam metálicas

Os enigmáticos desenhos descobertos no Google Maps podem ser utilizados pelo governo chinês para calibrar seus satélites espiões

Misteriosas estruturas gigantescas descobertas pelos satélites do Google Maps numa zona desabitada e desértica de Dunhuang, província de Gansu, no Deserto do Gobi ,transformaram-se na grande incógnita dos últimos dias. Os desenhos, que a imaginação não pode evitar relacionar imediatamente com as linhas de Nazca no Peru, têm sacudido a Internet, onde se especulou que sejam pistas de aterragem, uma estranha experiência científica, um lugar onde se testam armas secretas e, inclusive, como explicações mais disparatadas, mapas de rua das cidades de Washington ou Nova York, ou gigantescas mensagens para visitantes extraterrestres.

Ao que parece, segundo reportagem do site Live Science, o mais provável é que se trate na realidade de instalações criadas pelo governo chinês para calibrar seus satélites espiões. Numa das fotos aparecem enormes traços irregulares de cor branca. Em outra, ainda mais enigmática, aparecem descomunais quadrados. Além disso, o que parecem ser três aviões no interior de uma estrutura circular.

Segundo explica Jonathan Hill, investigador e responsável por missões no Centro de Vôo Espacial de Marte da Universidade do Arizona, as grades de linhas brancas em ziguezague que aparecem em duas das imagens, as mais estranhas das construções captadas, são os objetivos de calibração dos satélites espiões. As câmeras dos satélites apontam para as redes, que medem aproximadamente dois quilómetros de largura por um de comprimento, e as utilizam para orientação no espaço.

Também nos EUA

Hill comenta que estas estruturas não são tão estranhas, já que a China era conhecida por operar satélites espiões, como fazem outros países incluindo os Estados Unidos, que igualmente, segundo o investigador,"utiliza sistemas de calibragem parecidos". Hill também acha que as linhas brancas estão feitas com tinta e não são metálicas. Em seu julgamento, os objectivos de calibragem são maiores do que poderia ser esperado, o que sugere que as câmeras dos satélites têm uma resolução bastante pobre.

Seja esta a explicação definitiva ou não, a verdade é que as fotografias do Google Maps são espetaculares e demonstram as capacidades do instrumento de procura, além de nos proporcionar, ainda que tenha sido por pouco tempo, um mistério a mais no planeta.

fonte: Ufo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário