segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vídeo em time-lapse mostra fenómeno raro e mortal no fundo do oceano


O brinicle, filmado pela primeira vez na Antártida, é uma coluna de gelo submarina que mata todos os seres vivos de que se aproxima

Um fenómeno natural raro, que ocorre apenas em águas geladas, foi filmado pela primeira vez na Antártida, por uma equipa da BBC. Conhecido como “brinicle” (sem tradução para o português), o fenómeno consiste em colunas de gelo que se formam no interior do oceano, matando todos os seres vivos de que se aproxima. 

O brinicle forma-se em mares muito calmos, onde a temperatura do ar é muito mais baixa do que a temperatura da água. Assim, uma pequena geleira é formada na superfície, com uma concentração altíssima de sal. Por ser muito gelada e salgada, sua densidade é maior que a água embaixo dela. Isso a faz cair, criando uma coluna de gelo que cresce sem parar. 

Ao chegar ao fundo do oceano, o brinicle se expande pelo chão, matando todos os seres vivos de que se aproxima, como as estrelas do mar. Esse processo leva no total de cinco a seis horas, segunda a equipa da BBC. O vídeo mostra a formação completa de um brinicle por meio da técnica de time-lapse, o que reduziu o fenómeno a menos de dois minutos.


Sem comentários:

Enviar um comentário