terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ciência: quem possui 'gene alarme' precisa de menos horas de sono


Marcelo Rebelo de Sousa

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o gene que pode explicar o porquê de algumas pessoas precisarem de dormir menos tempo do que outras.

Quatro mil indivíduos responderam a um questionário elaborado por peritos da Universidade Ludwig Maximilians que procurou traçar os hábitos de sono dos europeus e identificar o gene que permite a alguns ‘funcionarem’ com menos horas de sono.

Descobriram que as pessoas que têm duas cópias de uma variante do gene ABCC9 precisam de dormir por um período significativamente menor do que aquelas que têm as duas cópias da outra variante do gene, avança a FoxNews.

Depois de terem descoberto um gene semelhante nas moscas da fruta, os cientistas da Universidade de Munique, em colaboração com os investigadores da Universidade de Leicester, conseguiram modificar a função do mesmo no insecto. Foi-lhes possível, então, diminuir o período de tempo dormido pelos mesmos.

Um dos autores do estudo, Till Roennberg, explicou que «é muito encorajador saber que o ABCC9 também afecta o período de sono nocturno das moscas». Isto significa que «o controlo genético da duração do sono pode muito bem basear-se em mecanismos semelhantes em várias espécies».

Se isto significar que é possível introduzir nos humanos uma espécie de 'Factor Marcelo' - Marcelo Rebelo de Sousa, político e comentador, é conhecido por precisar de dormir poucas horas - tal pode levar a que, no futuro, seja possível induzir as pessoas a precisarem de dormir menos horas.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário