Momentos depois da aterragem do Soiuz
Na altura da aterragem do Soiuz estavam 15ºC negativos
O cosmonauta Sergey Volkov
A cápsula Soiuz nas estepes do Cazaquistão
Três homens aterraram hoje nas estepes do Cazaquistão depois de terem passado mais de cinco meses na Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro russo de Controlo dos Voos Espaciais, nos arredores de Moscovo.
O comandante da expedição, o norte-americano Mike Fossum, e os engenheiros Satoshi Furukawa (da Agência de Exploração Aeroespacial japonesa) e Sergei Volkov (da Agência Espacial Federal russa) aterraram, em segurança, às 2h30 na região de Arkalik, no Norte do Cazaquistão, a bordo de uma cápsula Soiuz,
Segundo as imagens transmitidas em directo pelas televisões russas pouco depois da aterragem, os três astronautas mostraram-se sorridentes para as câmaras. Depois de terem saído do Soiuz, foram envolvidos numa cobertura especial para os proteger das baixas temperaturas da estepe, que atingiram os 15ºC negativos, e foram levados para o interior de uma tenda montada para o efeito para serem submetidos a exames médicos.
Estes três homens estiveram na ISS desde 9 de Junho e passaram 167 dias no espaço e 165 dias no complexo internacional. Antes de ter abandonado a ISS, Mike Fossum entregou os comandos da estação a Dan Burbank, responsável pela expedição actual.
Até Março a manutenção da ISS e as investigações ficam nas mãos de Burbank e dos russos Anatoli Ivanishin e Anton Shkaplerov. Estes partiram para a estação a 14 de Novembro, partindo do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão.
fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário