domingo, 20 de novembro de 2011

Crânio de macaco usado em desportos é encontrado em túmulo Maia


Um crânio Maia, feito de pedra calcária e na forma de uma cabeça de macaco, vai entrar em exibição numa exposição no museu Royal Ontario Museum, em Toronto, Canadá.

Diferentemente dos crânios de cristal famosos, que são amplamente considerados como falsos, este deve ser real.

O crânio é pequeno, de um tamanho que dá para segurar nas mãos. Tem oito dentes incrustados brancos, feitos de conchas, com um dente preto feito de pirita de ferro no meio. A boca do crânio é aberta, e os olhos podem ter tido, originalmente, conchas neles.

Uma característica-chave que separa esse crânio dos seus homólogos falsos de cristal é que ele é feito de pedra calcária, um material comumente usado para a arte entre os antigos Maias.

Muitos artefactos da cidade Maia de Palenque foram fabricados dessa maneira. Também, macacos eram motivos comuns na arte Maia, sendo que seus deuses, por vezes, eram desenhados na forma do animal.

Investigadores do museu acreditam que o crânio foi colocado numa tumba em algum momento entre 250 e 600 d.C., época em que a civilização Maia estava a florescer. O crânio pode ter sido uma representação simbólica de uma peça usada durante um jogo de bola popular entre os Maias.

Os jogos de bola eram praticados Numa quadra estreita, usando uma bola de borracha dura. Duas equipas adversárias tinham que passar a bola usando seus quadris, cotovelos e joelhos (sem as mãos). Evidência da arte Maia sugere que a equipa  perdedora às vezes era sacrificado no final.

Para minimizar lesões, os Maias usavam diferentes tipos de roupas para se proteger. O crânio de macaco pode representar um protetor de mão, algo usado em torno dos pulsos que tornaria possível para os jogadores deslizar sem se ferir.

As versões de pano não teriam sido tão artísticas quanto as versões de pedra colocadas nos túmulos, e podem não ter incluído uma representação do crânio de um macaco. As versões de pedra são colocadas no túmulo porque quando os Maias morrem – vão para a vida após a morte – eles devem continuar a jogar o jogo.

A exposição que apresenta o crânio, juntamente com mais de 200 outros artefactos Maias, começa no museu no sábado, 19 de novembro, e vai até abril.

fonte: HypeScience

Sem comentários:

Enviar um comentário