quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Após 130 anos, corpo do gangster Ned Kelly é identificado


Esqueleto encontrado em cova colectiva era do famoso gangster Ned Kelly. O crânio ainda está desaparecido

Os restos do mais famoso gangster da Austrália, Ned Kelly, foram identificados, afirmam cientistas do país. 

O criminoso liderou uma quadrilha de roubos a banco no Estado de Victoria no século XIX e foi enforcado em 1880. 

Contudo, o destino do corpo era desconhecido e acreditava-se que ele estava numa cova colectiva com outros 33 executados.


Ned Kelly

Oficiais indicaram o local onde estavam os corpos em 2008, que foram exumados para análise. Uma amostra de ADN de um descendente do famoso ladrão confirmou que um dos esqueletos pertenceu a Ned Kelly, mas o crânio continua desaparecido.

"Pensar que um grupo de cientistas identificou o corpo de um homem executado há mais de 130 anos, movido e enterrado de forma aleatória entre 33 outros prisioneiros, a maioria dos quais não identificados, é incrível", diz Robert Clark, procurador-geral do Estado, em comunicado.

Hoje em dia, Kelly, que roubou bancos e matou policias entre 1878 e 1880, é considerado uma espécie de herói folclórico, como Robin Hood ou Jesse James, por lutar contra as autoridades coloniais a favor da classe rural dos descendentes de irlandeses. Kelly tinha 25 anos quando foi executado.


Sem cabeça

Durante anos, o corpo do criminoso ficou sepultado no cemitério da prisão de Old Melbourne Gaol. 

Como o local fechou em 1929, oficiais decidiram exumar o corpo, junto com os restos de outros prisioneiros e movê-los para a prisão Pentridge.

Contudo, uma multidão tentou roubar os restos de Kelly durante o transporte - e alguns conseguiram partes das ossadas. 

 

Ned Kelly usava uma armadura para enfrentar os policias

Entre as partes levadas, estava o crânio, que foi recuperado e colocado em exposição em Old Melbourne Gaol. Contudo, em 1978 ele foi roubado novamente.

Em 2009, um fazendeiro chamado Tom Baxter apareceu com um crânio que dizia ser de Kelly (estava escrito "E. Kelly" no osso e Edward era o primeiro nome do ladrão), sem dizer como o conseguiu. Mas os testes mostraram que não era do gangster e o paradeiro do crânio continua um mistério. 

fonte: terra / Daily Mail

Sem comentários:

Enviar um comentário