sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estação Espacial Internacional já tem um humanoide operacional


Robonaut 2, um robô criado em parceria pela NASA e a General Motors (GM), já levou a cabo os primeiros testes na Estação Espacial Internacional (ISS).

Segundo um comunicado da GM, os computadores principais que se encontram no estômago do humanoide acabam de ser ativados remotamente pelos técnicos que se encontram na Missão de Controlo de Houston, Texas, EUA. A par dos computadores principais, também foram ativadas as articulações e os 30 processadores que se encontram no interior dos braços do autómato.

Apesar de estar no Espaço, o Robonaut 2 (R2) não se esqueceu de tuitar para os fãs dos humanoides, para assinalar a ativação e o início dos primeiros testes. "Um pequeno passo para o homem, um salto gigante para os homens de metal", referiu o humanoide num post notoriamente inspirado na primeira mensagem proferida por um astronauta aquando da chegada à Lua.

O primeiro teste contou com o apoio dos astronautas Michael Fossum e Satoshi Furukawa, que tiveram de colocar o R2 numa base fixa instalada na ISS para poder executar os primeiros movimentos controlados remotamente pelos técnicos da Nasa que se encontravam em Houston.

Além de verificar a operacionalidade do humanoide, os primeiros ensaios têm também uma função formativa: à semelhança dos humanos, também o R2 tem de aprender a mexer-se em ambientes de gravidade zero.

O robô, que está equipado com braços mecânicos e câmaras que asseguram a visão, foi desenhado para ajudar os astronautas da ISS nas mais diversas missões e atividades do dia-a-dia.

O humanoide prevê responder e a dúvidas e relatar as suas aventuras espaciais na conta do Twitter @astrorobonaut. 

Nesta página pode ver um vídeo produzido aquando da chegada do R2 à ISS, em Fevereiro. 


Sem comentários:

Enviar um comentário