quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Caracóis gigantes invadem Miami


A cidade de Miami está a braços com uma praga de caracóis gigantes. O animal, de origem africana, é muito perigoso e uma das maiores espécies de caracóis terrestres. Veja o vídeo.

Este animal, também chamado de Achatina Fulica, é altamente nocivo para a natureza e para o ser humano. Alimenta-se de cerca de 500 tipos de plantas, danifica estruturas de gesso e estuque e segrega uma bactéria mortal que pode originar meningite nos seres humanos.

O caracol africano pode chegar a ter 20 cm de largura e dez de diâmetro. A sua esperança média de vida é de nove anos e têm órgãos reprodutores de ambos os sexos. Podem produzir cerca de 400 ovos por ninhada o que equivale a 1200 ovos por ano, por cada exemplar da espécie.

Segundo da divisão de Plantas da Florida, já foram apanhados mais de um milhar de animais.

Os animais foram detectados quando uma empresa de exterminação de pragas foi chamada a um jardim, para acabar com uma infestação de caracóis. Quando chegou ao local, um funcionário da empresa reconheceu os animais como sendo caracóis africanos e chamou as autoridades.

Denise Feiber disse que ainda não são conhecidas as circunstâncias que levaram ao aparecimento dos animais numa zona residencial de Miami.

Esta invasão pode estar relacionada com um caso de contrabando que está a ser investigado desde 2010. Charles Stewart, sacerdote da religião africana Ifa Orisha, foi acusado de usar os animais nas suas práticas religiosas.

O uso dos caracóis africanos é muito apreciado em rituais religiosos, que são muito populares entre a comunidade cubana de Miami, diz o diário espanhol "El Mundo", que salienta serem feitos clandestinamente devido à proibição de sacrificar animais.

Esta não é a primeira vez que a Florida se vê a braços com uma invasão de caracóis gigantes. Na década de 60, um jovem que viajou até África levou alguns no regresso a casa e criou-os como animais de estimação. A avó do jovem ter-se-à fartado dos animais e atirou-os janela fora, originando assim a primeira praga de caracóis gigantes africanos em Miami.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário