segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cientistas criam arquivo digital de fósseis em 3-D


Segurança. Digitalização permite que se manuseie réplicas em gesso, explica Hublin

Scanner de restos escavados por arqueólogos permite aos paleoantropólogos o acesso a distância às peças armazenadas em museus

Investigadores de Leipzig, na Alemanha, estão compilando em Tel Aviv, Israel, um arquivo digital de artefactos arqueológicos de todo o mundo. Criado para sublinhar o contraste entre os neandertais e os homens modernos, pode revolucionar esse campo.

Os fósseis de cerca de três dúzias de indivíduos, escavados em cavernas no norte de Israel, estão armazenados atrás de uma porta que poderia ser confundida com o depósito do faxineiro, perto da entrada do Instituto de Anatomia da Universidade de Tel Aviv.

O que torna esse conjunto de ossos único é o facto de eles serem de duas espécies diferentes de homem.

A decifração genética dos neandertais, feita no ano passado, deu força à hipótese de que eles teriam interagido com o Homo sapiens, entre 65 mil e 90 mil anos atrás. Os fósseis descobertos em Israel são analisados com o objetivo de testar essa ideia.

"No que me diz respeito, eles pertencem à minha família", diz o investigador Jean-Jacques Hublin, paleoantropólogo do Instituto Max Planck, em Leipzig.

Ele e sua equipa estão a fazer o scanner dos fósseis, o que permitiria a outros investigadores os estudarem a distância, além da observação de detalhes difíceis de ver a olho nu. Imagens semelhantes foram produzidas em vários países da África e da Europa.

O equipamento usado produz imagens 3-D com precisão de milésimos de milímetro. E, se houver motivo para o manuseio de alguma peça, em menos de meia hora uma impressora 3-D cria uma réplica de gesso.

As pesquisas com esses fósseis já geraram algumas hipóteses, como a de que o neandertal tinha grande resistência para caminhadas, mas não saltava ou corria tão bem quando o homem moderno.

fonte: Estadão

Sem comentários:

Enviar um comentário