segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cientistas conseguem reproduzir imagens armazenadas no cérebro


Cientistas utilizaram um scanner e um computador para descodificar e reconstruir imagens de um filme assistido previamente por três indivíduos, num procedimento que poderá, no futuro, ajudar pessoas com dificuldades de comunicação. O estudo foi publicado na revista americana Current Biology na quinta-feira.

Até o momento, a técnica que combina imagens por ressonância magnética (IRM) e padrões informáticos pode apenas reconstituir extratos dos filmes assistidos pelos voluntários da experiência, mas o método abre caminho para uma tecnologia capaz de ler imagens no cérebro - como sonhos ou "filmes" da memória -, destacaram os cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley.

"É um passo importante para a reconstrução de imagens no cérebro", disse o professor Jack Gallant, neurologista da Universidade e um dos autores do estudo. "Abrimos uma janela aos "filmes" projectados em nossa mente".

No futuro, esta tecnologia poderá permitir uma melhor compreensão do que se passa na mente das vítimas de ataques cerebrais, de pessoas em coma ou de vítimas de doenças neurodegenerativas incapazes de se comunicar.

Também poderá facilitar a criação de uma máquina capaz de se comunicar directamente com o cérebro, permitindo a pessoas sem capacidade motora comandar instrumentos apenas com a mente, segundo o professor Gallant.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário