quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Nasa confirma oficialmente que satélite caiu no Oceano Pacífico


LOCAL DA REENTRADA NA ATMOSFERA FICA PERTO DA SAMOA AMERICANA. UARS FOI LANÇADO EM 1991 E CAIU NA TERRA NO SÁBADO (24).

A Nasa divulgou oficialmente na terça-feira (27) o ponto em que o satélite Uars caiu na Terra no último sábado.

Os novos dados confirmam o anúncio inicial de que o lixo espacial tinha caído no Oceano Pacífico. Local da reentrada fica na latitude 14,1º sul e na longitude 170,2º oeste, perto da Samoa Americana.

Ainda segundo a Nasa, os destroços caíram entre 480 km e 1280 km a nordeste desse ponto. Até o momento, a agência espacial norte-americana não tem notícias de que destroços tenham sido vistos na região.

“Não era uma reentrada fácil de prever por causa das forças naturais agindo sobre o satélite à medida que sua órbita decaía”, afirmou Nick Johnson, cientista-chefe da Nasa para escombros orbitais.

O satélite tinha 3 m de largura e 10 m de comprimento, tamanho parecido ao de um autocarro. Na reentrada na atmosfera, a maior parte do material desintegrou-se.

No entanto, 26 peças, com um peso total de cerca de 550 kg podem ter resistido e caído na Terra.

O Uars (satélite de pesquisas da atmosfera superior, na sigla em inglês) foi lançado em 1991 para estudar a composição química da atmosfera.

Os dados obtidos ajudaram a determinar a quantidade de luz que nosso planeta recebe do Sol. O satélite parou de funcionar em 2005.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário