terça-feira, 27 de setembro de 2011

Encontrado navio com 170 milhões de euros em prata












Desaparecido desde a segunda guerra mundial, o SS Gairsoppa foi localizado a 4700 metros de profundidade na costa irlandesa. Lá dentro está uma fortuna em prata.

O tesouro com cerca de 270 toneladas de prata, avaliada em 170 milhões de euros, deverá ser o mais valioso alguma vez encontrado no fundo do mar. Estava desaparecido desde a segunda guerra mundial, quando o navio mercante britânico SS Gairsoppa afundou.

A embarcação foi agora localizada pela empresa norte-americana Odyssey Marine Exploration, que, segundo a BBC, chegou a acordo com o governo britânico e ficará com 80% do tesouro, mal este seja resgatado do fundo do oceano.

O SS Gairsoppa foi atacado pelos alemães na segunda guerra mundial no Atlântico Norte, quando fazia a viagem da Índia, de onde zarpou em Dezembro de 1940, para Liverpool. Devido às más condições atmosféricas e à falta de combustível saiu da coluna militar que integrava e, em Fevereiro de 1941, foi atacado pelo submarino alemão U101. Apenas um dos 85 tripulantes sobreviveu ao naufrágio.

fonte: DN / Daily Mail

Sem comentários:

Enviar um comentário